terça-feira, 28 de agosto de 2007

Para os gozões...

Pegando no comentário que deixaram no post anterior, aproveito para dizer que é elucidativo que na linha da frente dos ataques a José Sá Fernandes estejam os blogs da área do PCP.

Aproveito também para dizer que as propostas do Vereador para o saneamento financeiro estão há muito tempo no (ainda) site da candidatura, tendo sido, um dos trabalhos mais sérios e completos feitos nesta área, na altura da campanha naturalmente.

Sá Fernandes sabe que a solução para a ruptura financeira da Câmara, não está na venda das amêijoas do Tejo. As declarações estão obviamente mal contextualizadas.

No entanto, não tenho dúvidas nenhumas que:

a) Os problemas financeiros da Câmara não se resolvem só olhando para as despesas, mas sim também para o lado das receitas.

b) O aumento das receitas não passa necessariamente ou somente pela subida de taxas e impostos nem por esperar calmamente que a economia se auto-dinamize, alargando a base fiscal municipal.

c) SIM, criatividade e dinamismo são necessários à gestão da cidade.

Dito isto, parece-me muito interessante a informação dada pelo Zé de que há vinhas no concelho de Lisboa e parece-me ainda mais interessante a ideia de se poder vir a fazer um Vinho de qualidade em Lisboa (evidentemente com uma produção reduzida) em colaboração com o ISA.

Vista aérea da tapada da Ajuda

Evidentemente não me choca que esse vinho possa ser comercializado e custa-me a crer que tal novidade não tenha procura no mercado.

Em relação ao Tejo, parece-me importante que o Município, o Estado, tenha interesse em apoiar e dinamizar, as actividades dos pescadores no rio, nomeadamente, não prescindindo de ter um pequeno porto de pesca.


Provavelmente, o facto de se descarregarem directamente no Tejo esgotos sem tratamento, não contribui nada para que os peixes e os bivalves capturados tenham condições ideais para o consumo humano… Mas é também exactamente por isso que colocar esta questão pode ser interessante: Ligar as pessoas ao rio, consciencializa-las para as questões ambientais, lembrar que estão por fazer obras essenciais no que diz respeito ao saneamento e tratamento de esgotos que vão para o Tejo e que esse é um investimento que pode num futuro próxima ter um retorno económico para a cidade.

[BA]

6 comentários:

Anónimo disse...

Para um partido o PCP ,que já teve um presidente de Camara a vender FERRO-VELHO, para saldar dividas da sua Camara,
no minimo é ridiculo criticar as propostas do José Sá Fernandes.

Não é por aí que passa o saneamento financeiro da Camara, não é por aí que os grandes problemas estruturais , de que a Camara sofre, se resolverão.

Mas pode ser interessante, sobretudo a questão vinicola, Lisboa em tempos já teve quintas que tinham bom vinho, e Oeiras ainda hoje defende com unhas e dentes o seu Carcavelinhos, apesar de ser uma produção muito residual.

Mas o PCP não quer discutir as medidas, quer sim fazer chicana, como diz o povo, deixem-nos poisar.

Se houver uma investigação a sério á Camara de Lisboa, talvez o PCP tenha menos motivos para rir....

Anónimo disse...

Por onde o PCP passa até os burros dão estrilho.

Vejam o que um burro fez ao Presidente da Camara De Peniche...

É só rir....

Anónimo disse...

A mim também não me choca que uma câmara venda ferro velho. Se o tem e não precisa, acho bem que o venda.

Bernardino Aranda

Anónimo disse...

Confessa ter lido duas vezes o artigo «para tentar entender essas ideias tão originais».

só «por desconhecimento do que é a produção vinícola» é que se pode propor a comercialização do vinho que se produz na Tapada da Ajuda.

Anónimo disse...

O Ruben tem conhecimentos sobre a produção vinícula mas apesar de tudo não tem coragem de assumir pelouros e pôr esses conhecimentos em prática para bem de lisboa

Anónimo disse...

Cuidado com a isenção! Afinal, caro BA, deve ter sido você a realizar esse tal plano de saneamento, ou não fosse o único candidato da lista do Sá Fernandes economista. Seja humilde! Quanto ao resto, 100% de acordo! Ameijoas, vinhas ou ferro velho, se em prol da cidade qual é o espanto?!