quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Acordo à vista?

"O assunto está a ser tratado, foi falado com a Câmara e esperamos ter uma solução a muito curto prazo". Estas declarações de Soares Franco sairam no jornal "A Bola" de ontem e referem-se ao problema da urbanização do SCP nos terrenos do antigo estádio de Alvalade que foram alvo de controvérsia na fase final do mandato de Carmona Rodrigues.

Sá Fernandes tinha pedido a Carmona esclarecimentos sobre a compatibilidade do projecto com o PDM em vigor, nomeadamente quanto à possibilidade ou não de construção numa área de 29 mil m2 que, no entendimento que passou a ser de vários vereadores, devia ser de cedência para área verde.

A Câmara acabou por mandatar Carmona Rodrigues para procurar uma solução consensual com o Sporting. Chegaram a reunir, mas Carmona veio para a reunião de Câmara sem qualquer proposta de acordo. Segundo a imprensa, nem falou do assunto ao presidente da SAD leonina.

Em vez de se procurar o esclarecimento e uma solução para a legítima dúvida suscitada, foi desencadeada uma lamentável e injusta campanha contra Sá Fernandes e o Bloco, tentando responsabilizá-los pela não aprovação do projecto.

Afinal, segundo as declarações do próprio Soares Franco, teria sido possível chegar a um acordo para resolver a situação. Teria bastado que o ex-presidente Carmona tivesse feito alguma coisa para isso. E não o fez.

Fica agora evidente que Carmona Rodrigues tem culpas fundamentais no cartório e acaba por ser o verdadeiro responsável por este imbróglio. Não quis resolver o problema porque queria tirar dividendo políticos do natural descontentamento de muitos sportinguistas e virá-lo contra a única oposição credível na Câmara de então. Com a habitual postura de sonso, Carmona prejudicou gravemente o Sporting por interesse político próprio.

Agora que estamos a ver o filme todo é preciso que os sportinguistas também sejam esclarecidos... e que o anunciado acordo acautele com isenção os interesses da cidade. Vamos aguardar pelo texto da proposta de acordo entre a CML e o SCP que deverá vir a uma próxima reunião de Câmara.

[P]

5 comentários:

gentedelisboa disse...

Só espero que agora os sportinguistas reconheçam de que lado estava a razão...

Anónimo disse...

É bom não esquecer a campanha de Soares Franco, contra o Sá Fernandes, que meteu Record ao barulho e tudo.

É bom não esquecer a exigência da retirada de um placard de propaganda do Sá Fernandes, por parte da direcção do Sporting,no terreno que dizia pretencer-lhe no Bairro Sta. Cruz.

É bom não esquecer a Blogosfera, que se fez eco de toda esta historia, acusando Sá Fernandes de ser o responsavel pela inviabilização do tal projecto, esquecendo que ele era só 1 vereador em 17

Por último é bom que fique claro, que as dúvidas levantadas por Sá Fernandes, sobre os espaços verdes da urbanização, não sejam agora por algum golpe de magica esquecidas pelo acordo....

A. Pacheco

Anónimo disse...

Esperemos que o bom senso, tão ausente no mundo do futebol-espectáculo, impere e que o Sporting aceite este acordo... sempre em benefício da cidade, e não dos interesses particulares do capital.

Anónimo disse...

Parece que vem aí uma proposta de acordo. Acho bem. E que o oprimeiro ponto seja: «Elaborar um plano de urbanização para a zona». Mas... depois de tanta palavra

Só esperar e aguardar - é pouco. É curto. Agora que faz parte da maioria, Sá Fernandes tem de fazer mais do que «esperar»: tem de agir. E vai agir, sei de certeza. Não pode ser de outra forma. Não depois de tanta palavra no mandato passado. Vai agir, de certeza. Só não sei em que sentido. É preciso intervir, agir, meter as mãos. Só esperar sentado, não. É preciso arriscar, estar lá, avançar. E assim acontecerá, de certeza.
Não resisto a citar os poetas andaluzes:
« Maldigo la poesia
de los neutrales.
Maldigo la poesia
De los que no toman partido,
Partido hasta manchar-se»

José CARLOS Mendes
http://www.lisboalisboa.blogspot.com/

Anónimo disse...

Só é pena que o Ruben, que o Carlos Mendes apoia, não queira fazer parte das soluções para Lisboa...

Com Carmona, Ruben e o PCP portaram-se de outra forma, porque terá sido...

LX DESPORTO....???