sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Ainda a proposta sobre Orçamento Participativo


Sejamos claros: A Câmara Municipal de Lisboa não vai passar ainda a ter um Orçamento Participativo. Se olharmos para proposta aprovada na Câmara, ela é sobretudo uma metodologia de lançar o problema e o risco maior da presente situação é ter lançado a consigna e ela não conseguir dar os primeiros passos.

É, no entanto, extremamente significativo que a capital do país queira ou ambicione evoluir para um sistema com reforço inequívoco da democracia participativa. O reforço da democracia participativa corresponde ao sentido geral do programa “Lisboa é Gente”.

É por outro lado um avanço que inclusive vai ao encontro do programa do PCP, de uma Democracia Avançada no limiar do século XXI e, nesse sentido, é com enorme surpresa que vejo o PCP a votar contra a proposta, ao lado de Carmona Rodrigues.

O PCP coloca-se na posição de dizer que o assunto é confuso, que não é programa que se lance nas actuais condições de mandato encurtado, que não há condições... É preciso perguntar quando é que alguma vez haverá condições ideais para começar a mudar a Cidade, mesmo que seja numa coisa de pequena monta.

[BA]

1 comentário:

Anónimo disse...

http://entrelinhasentregente.blogspot.com/2007/08/o-criativo.html