quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Terreiro do Paço sem carros

No passado Domingo vedou-se pela primeira vez o trânsito no Terreiro do Paço, numa iniciativa que se vai prolongar durante os próximos domingos, nos próximos meses.

Às 15 horas, o transito que vinha do cais do sodré estava bastante congestionado e – estando o Vereador José Sá Fernandes a passear pela zona – um automobilista irritado gritou-lhe: “O Sr. é maluco! Então corta-me o trânsito num sítio destes?!”

Os condicionamentos à circulação automóvel são uma medida corajosa porque se pode tornar impopular, mas creio que não há alternativas para resolver o gravíssimo problema de trânsito na cidade, nomeadamente na Baixa, considerada uma das zonas com o ar mais poluído da cidade.


É necessário que os automobilistas procurem caminhos alternativos ao atravessamento do centro da cidade e deixem o centro e o rio para o desfrute das pessoas. Mas é ainda mais necessário que se provoquem alterações a um certo paradigma cultural: o de utilização, em todas as ocasiões possíveis, do carro particular – em detrimento do transporte colectivo ou da auto-locomoção - e que, ainda por cima, tem de ficar estacionado o mais próximo possível do sítio para onde se quer ir, nem que fique estacionado “á alfacinha”, como diz um amigo meu do Porto.

[BA]

5 comentários:

Anónimo disse...

Não é por uma medida, aparentemente poder ser impopular para alguns cidadãos ,que se ela fôr no sentido de melhorar as condições de vida na cidade de Lisboa, deverá deixar de ser tomada.

Recordo que no consulado de João Soares, e durante os meses de verão , as faixas centrais da Av. da Liberdade foram fechadas ao transito aos fins de semana, e durante algumas horas.

Ao principo tambem com pouca adesão e com alguns protestos, no final eram milhares os que aproveitavam para passear picnicar, andar de bicicleta, etc.

Veio a direita com a dupla Santana-Carmona e acabou com o passeio na Avenida, em contrapartida fechou algumas ruas do Chiado entre elas a calçada de S. Francisco, que como se sabe, os lisboetas sobem e descem a pé diariamente ,e está cheia de lojas comerciais e cafés....

Resultado fiasco total , e rapidamente se esqueceu as ruas fechadas ao fim de semana.

O verão já passou, mas na sequência de algo que há muito se pede, as faixas centrais da Avenida da Liberdade deveriam ser pedonais, e os carros atirados para as laterais.

Já pensaram o que seria a Av. da Liberdade,e a sua faixa central, sobretudo nos meses de verão, cheia de esplanadas, e com a posibilidade de a população usufruir desse espaço de eleição da cidade.

Certamente que seria obra cara, mas os lisboetas, seriam gratos a quem lhes devolvesse, a principal avenida da sua cidade.

Entratanto como aperitivo a Praça do Comercio não é má ideia, mas a Avenida é que seria a tal atitude corajosa.

A. Pacheco

Anónimo disse...

Boa ideia essa da av. da liberdade.

Anónimo disse...

Apenas uma correcção... não foi a primeira vez que o Terreiro do Paço foi fechado... o Santanita também o fez, ainda que se tenha arrependido muito pouco tempo depois e tenha cedido aos automobilistas incomodados pelo desvio! em rigor, esta ideia até parece que estava no programa do BE para 2001, penso eu. Para quando as portagens à porta da cidade? Essa é que era!!!

Anónimo disse...

Isso é que era coragem: portagens à porta de Lisboa

Vicente Gião Roque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.