quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Jornalismos

Por vezes os jornalistas (não o jornalismo em si mesmo) desiludem-me mesmo, sobretudo pelo seu facilitismo.

Sei, por experiência própria, que o stress das redacções é por vezes incontrolável, que a vertigem do tempo nos controla e que há chefias que são, na maior parte dos casos, diga-se, inultrapassáveis, mas acima de tudo acho que deve prevalecer o discernimento e a vontade de "contar o que se passou" com o maior realismo e distância possíveis. Ok, ainda continuo a achar isso, desculpem...

Hoje na reunião da CML, José Sá Fernandes fez aprovar uma proposta importante do ponto de vista da participação dos cidadãos no processo do Orçamento da CML, e que pode ajudar muito a incluir aquelas que são as prioridades dos munícipes nas contas da cidade.

Além dos jornais e rádios do costume, que acompanham a actividades da CML, a TVI e a RTP estiveram presentes no breafing após reunião, não tanto pela importância desta, mas mais por ser a primeira com uma "ordem de trabalhos" digna desse nome.

Conclusão: de toda a ordem de trabalhos a TVI realçou como a "vencedora" da reunião a vereadora Helena Roseta, por ter aprovado uma proposta, que não é mais que uma recomendação, já muito batida e rebatida, para que a CML faça com que o Governo contemple nos estudos para o novo aeroporto a opção Portela+1.

António Costa foi dado como o grande "perdedor" da reunião (que durou cerca de 9 horas, diga-se, e pos à prova a paciência do presidente) quando conseguiu aprovar uma importante alteração orçamental que vai contribuir para reduzir as dívidas da CML e assim começar decisivamente a "arrumar a casa" para o futuro.

Sobre a proposta de Sá Fernandes, com quem os jornalistas falaram no breafing, nem uma palavra na peça...

Bastava a alguém ter estado 10 minutos na reunião da CML ou ter lido as três propostas a que me referi - cinco minutos chegavam - para perceber como é que se pode fazer desinformação...

As coisas, também no jornalismo, nem sempre são o que são. Muitas, demasiadas vezes, são apenas o que parecem ser. Aparências são para a ficção, não para quem relata o real.

[CO]

2 comentários:

Anónimo disse...

Querem lá ver que o BE vai passar a ter o tratamento na Comunicação Social que é reservado e até agora exclusivo do PCP.

Isso é uma chatice grande, é...

José Carlos Mendes disse...

Ler uma carta aberta a CO no LisboaLisboa.