segunda-feira, 21 de maio de 2007

As dificuldades de Fernando Negrão

Ao que parece, os problemas internos que assolam a candidatura do PSD tocam na aprovação da criação das salas de injecção assistida (SIA) na cidade de Lisboa. Segundo o DN, a susceptibilidade do candidato social-democrata está na origem de uma eventual não integração do líder da secção A do PSD-Lisboa, Sérgio Lipari Pinto, na sua lista à edilidade. É que, enquanto Presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), Fernando Negrão opôs-se frontalmente à implementação daquelas estruturas, não obstante terem enquadramento legal desde 1999.

Em apenas um ano, José Sá Fernandes apresentou três propostas para a criação das SIA no concelho de Lisboa, defendendo que a sua localização e modo de funcionamento fossem somente determinadas em articulação com o IDT, Juntas de Freguesia, ONG e IPSS. À terceira, foi de vez! Em Novembro, Sérgio Lipari lá integrou a proposta do eleito pelo BE na sua Estratégia Municipal, sapo que Fernando Negrão não parece querer engolir.

E já que o tema foi lançado, vale a pena lembrar que Portugal regista, entre os toxicodependentes de drogas injectáveis, as taxas mais altas da Europa de incidência e prevalência dos vírus de HIV e das hepatites, sendo que em 2005, o número de óbitos aumentou mais de 40%, dos quais 58% são suspeita de overdose, quebrando a tendência decrescente iniciada em 2000.

Infelizmente para Lisboa, nenhuma sala de injecção assistida foi ainda criada...

[AS]

Sem comentários: