terça-feira, 9 de junho de 2009

Rei Sol lisboeta (uma espécie de...)


O Partido Socialista colocou no seu programa eleitoral, como uma das suas promessas fundamentais para o actual mandato na Câmara Municipal de Lisboa, a apresentação de uma proposta de revisão do PDM. Estamos a cerca de 4 meses do final do mandato, bem como de novas eleições autárquicas, e ninguém vislumbrou até ao momento qualquer proposta nesse sentido. De facto, apesar do prazo de validade do PDM actualmente em vigor já ter expirado há 5 anos, à Câmara e Assembleia Municipal, aos órgãos das freguesias e munícipes, ainda não foi anunciado o início do processo de revisão.

Perante este triste cenário, foi surpreendente, no mínimo, que o vereador do Urbanismo da CML, Manuel Salgado, tenha chegado há dias a uma conferência, na Universidade Nova, e debitado "urbi et orbi" o que vai ser a revisão do PDM. Nem mais nem menos, afinal o vereador tinha a revisão toda encaixada na cabeça e deu ao município a possibilidade de se deslumbrar com tanta ideia e oratória sobre a cidade e o seu futuro.

Depois de ter sido prometida a revisão do PDM durante o mandato em curso e após o próprio presidente da Câmara ter vindo anunciar que não estava em condições de cumprir essa promessa, o vereador da Câmara Municipal de Lisboa atira cá para fora tudo o que virá a ser o próximo PDM da capital. Maravilhem-se, "habemus" revisão do PDM! Sem a participação da Câmara, da Assembleia, das freguesias e dos munícipes, mas o que é que isso interessa?

Claro que tudo está devida e cuidadosamente preparado e protegido no gabinete do vereador. Se mais ninguém participa nesse processo, certamente será por razões de segurança. António Costa chega ao ponto de anunciar que em Julho estará tudo pronto, tipo "take away". Aliás, Julho e Agosto serão mesmo os melhores meses, com a cidade a fervilhar de lisboetas ansiosos por exposições e debates sobre o PDM. Participação e cidadania? Sim, concerteza, são conceitos sempre interessantes...

A imprensa do dia não o refere, mas não teria sido estranho se Manuel Salgado, em versão lisboeta de rei Sol, tivesse terminado a sua preleção na Universidade Nova com um esclarecedor e afirmativo "O PDM sou eu!"

Pedro Soares

8 comentários:

Anónimo disse...

Asmira-me a Vossa eloquência, certamente inferior às vossas capacidades.

Até agora algum presidente da Camara descentralizou tanto as reuniões com os municipes como António Costa?

Que é que vocês fazem para umentar o nível de participação civica? podem explicar, por favor?

Anónimo disse...

Foi uma proposta que o Bloco impôs ao PS. Tinham desistido dela.

Anónimo disse...

Coitados!
Que fazer?
O Bloco IMPOS ao PS. Assim mesmo: impôs!

Já sei quem descobriu o caminho maritimo para a India: foi o Bloco.

Anónimo disse...

Não, para sua informação foi o Gama... porque o Salgado ainda não tinha nascido.

Anónimo disse...

Qual Salgado?

Anónimo disse...

Senhor Costa:

Meta bem os olhos em Salvaterra de Magos, câmara gerida pelo Bloco, em que o PDM é discutido em assembleia popular no largo da igreja, onde o orçamento participativo, em vez de ser votação pela net, como o de Lisboa, é por voto de braço no ar e a participação é na ordem dos 99% e em que não se faz nenhuma obra sem haver primeiro um concurso de ideias!

Nas autarquias há que aprender com os melhores: O Bloco, pois então!

Anónimo disse...

Votos de vraçio no ar?
Participação de 99%?
Quantos estavam no adro da igreja?
Passaram-se mesmo. Agora é que não têm cura.

Anónimo disse...

Porque é que não acabam com este blog de uma vez por todas.. ou então digam qualquer coisa.. falem por ex da fantochada que foi a ultima noite do Hotel Berna..

António Lage