quinta-feira, 2 de abril de 2009

CONDENADOS POR CORRUPÇÃO DEVEM ESTAR AFASTADOS DE CARGOS PÚBLICOS


Em declarações à TSF, João Cravinho mostrou-se indignado pelo facto de apenas o Bloco de Esquerda ter questionado a nomeação de Domingos Névoa para presidente da Braval, uma empresa intermunicipal que trata dos resíduos nos concelhos de Braga, Póvoa do Lanhoso, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro e Vieira do Minho. É "uma péssima indicação sobre a saúde" do sistema democrático português, disse o ex-ministro.

Cravinho defendeu que casos como este demonstram que "há uma cultura política que é totalmente avessa à luta contra a corrupção", frisando que os cargos públicos devem estar livres de condenados por corrupção.

Recorde-se que Cravinho, enquanto deputado, chegou a propor um pacote de medidas anti-corrupção que acabou por não avançar devido à resistência do próprio grupo parlamentar do PS. João Cravinho defendeu ainda que também as empresas suspeitas de envolvimento em esquemas de corrupção - como a Bragaparques - deviam ficar excluídas de participar em concursos públicos.

Entretanto, também a deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago avisou que "o PS se deve pronunciar" sobre a nomeação de Domingos Névoa. "Não é aceitável que o PS não tenha uma palavra de condenação e que não responsabilize directamente os autarcas que aceitaram essa nomeação", acrescentou Ana Drago, referindo-se directamente a Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga, que esteve nas jornadas parlamentares do PS em Guimarães, no distrito de Braga.

Petição pela destituição de Névoa

6 comentários:

Anónimo disse...

È de assinalar que hoje no DN, em carta aberta a Manuela Ferreira Leita a José Socrates e a Paulo Portas, José Sá Fernandes apela a uma tomada de posição destes dirigentes, pois são PS o PSD e o CDS , que têm Camaras no distrito de Braga ligadas á dita Braval.

Estranho que até ao momento ainda não vi nenhuma tomada de posição do PCP sobre este caso.

Anónimo disse...

E também estranho que o Sá fernandes vá ser candidato e já esteja metido com o partido das negociatas e dos corruptos. Que falta de coerência!

Anónimo disse...

Cara Helena Roseta,

Há uma coisa que me tem preocupado muito: vejo muitos políticos e cidadãos a discutir o sexo dos anjos e acho que antes de falarmos de Lisboa é importante caracterizarmos a conjuntura do País.
Eu não sou filiado em nenhum partido e voto em função dos programas e das pessoas em quem acredito.
Quando olho para a sociedade portuguesa, vejo que o PS a domina: desde a comunicação social às empresas de sondagens, da Justiça à banca, passando um pouco por todos os poderes do Estado. Eu sei que provavelmente amanhã, se o meu comentário for publicado, vou ter aqui várias pessoas a contrapor, porque é para isso que trabalham para o PS, mas eu acho, e sinto cada vez mais isso, que falo por uma maioria (muda) dos portugueses, conformadamente inconformados com o que se está a passar.
Por exemplo, houve pessoas, nomeadamente do PSD, arguidas por coisas descabidas, ao mesmo tempo em que uma vereadora socialista tinha um familiar seu confortavelmente instalado numa casa que esta atribuíra a si própria. Por que é que os do PSD são arguidos e a vereadora do PS não é? Será que Maria José Morgado é mulher de...? Bem, isso todos sabemos e talvez seja importante acabar com esta promiscuidade. O caso Freeport foi só o golpe final. E toda a gente percebeu que Sócrates não é, pelo menos, arguido porque existem pressões inconcebíveis para que o não seja. E digo isto apenas com base nos factos que são de conhecimento público.
É aqui que começa a possibilidade de não votar em si em Lisboa. Porque está demasiado próxima destas obscenidades e o Manuel Alegre só não saiu ainda do PS porque este é um partido que não se discute, que está desligado da democracia e da realidade, obcecado apenas em ter o poder.
Apesar de tudo, acho que tem algumas ideias interessantes e é independente. E olhe que eu acredito em democracia sem partidos.
No meio de tanta aldrabice, trafulhice e falta de vergonha, eu vejo em Pedro Santana Lopes uma pessoa de quem o PS tem medo e que tem conseguido o auxílio da comunicação social para o destruír. Ele é a pessoa mais odeada destes grupos de interesses e o que sei é que ele, quando teve a oportunidade de estar à frente da CML, fez coisas muito boas. Penso que tem uma responsabilidade relativamente pequena no caos financeiro da Câmara, quando a relação é feita com os mandatos de João Soares, quiçá até Jorge Sampaio e até Carmona Rodrigues. Depois de ter visto toda a informação, afinal de contas parece que só não fez melhor, na vertente financeira, porque em 2003 e em parte de 2004 vivemos em recessão e foi difícil arranjar receitas.
Mas gostava, mais do que falar de Lisboa, de lhe transmitir que a admiro, enquanto cidadã responsável. O problema é que está demasiado próxima de um PS que nos levou para o pântano. Vê-se isso, por exemplo, quando não está tão receptiva ao Santana Lopes e ao PSD, que acaba por ser o partido português mais democrático, porque é o único em que existe discussão interna.
Eu acredito numa Lisboa melhor, daqui para a frente. Consigo ou com Santana Lopes. Ou com os dois, porque nunca chegou, ao que sei, a esclarecer esse ponto. Mas não abdique da luta e não ceda a nenhum tipo de "pressão". Lisboa precisa também da independência, da liberdade e da cidadania.

Cumprimentos.

Um lisboeta

NOTA: Peço desculpa por não me identificar, mas é por uma questão estritamente pessoal que não o faço.

Anónimo disse...

Caro "um lisboeta"

Já percebemos tudo: PSL é um gajo porreiro, um menino guerreiro, que tem o mundo contra ele.

E, na sua angelical independência, diga-me duas coisas boas de PSL em Lisboa. Duas apenas...

Não pertence a nenhum partido mas "sabe" muito dos partidos. sabe, por exemplo que no PS não se discute. Como é que sabe? É militante? frequenta alguma secção ou alguma estrtutura do partido?

Não se identifica por uma questão estritamente pessoal. OK. Ká percebemos.
Que tenha um bom dia!

Anónimo disse...

O Pior de Pedro Santana Lopes, é que os Lisboetas não esquecem a catastofre que foi para Lisboa a sua presidência, com vereadores como Eduarda Napoleão com processos em tribunal sem esquecer o Parque Mayer, a Feira Popular, etc.

Tal como ninguem esquece aqueles meses de desgoverno, enquanto PSL foi Primeiro-Ministro.

Nem esquecem as noticias do Jornal o Crime sobre Socrates e Diogo Infante, ou o tal deputado Fernando de Almeida pessoa da confiança de PSL, ligado a toda esta moscambilha do Freeport.

Tal como em relação ao PSD não esquecemos que o BPN foi um banco criado pelo partido, com minitros e secretarios de estado de Cavaco Silva , Durão Barroso, e Santana Lopes.

Em suma PS e PSD são farinha do mesmo saco, corrupção compadrio tachos, tão responsaveis são uns como outros.

E quanto ao controlo da comunicação social, ninguem esqueçe os anos das maiorias absolutas de Cavaco, a tentativa de Durão Barroso de criar uma Central de Informação dirigida por Morais Sarmento.

Etc Etc Etc.

Criticar Socrates e o PS , justo, esquecer o PSD, e os seus dirigentes, só revela ou cegueira, ou frete feito ao PSD .

Anónimo disse...

Névoa já se demitiu.

Valeu a pena a denuncia e a atitude firme do BE